Açúcar, doces, fast-food

Riscos à saúde associados ao consumo excessivo de açúcar, doces e fast food.

Seja no cafezinho da tarde, seja no bolo de chocolate da criançada, o consumo excessivo de açúcar não faz nada bem para o nosso corpo, pois os problemas de saúde que podem ser causados vão muito além das cáries nos dentes. O risco de diabetes e o surgimento de complicações como a obesidade e o câncer são reais. Por isso, é mais do que necessário avaliar os hábitos alimentares do dia a dia para mudar essa realidade[1].

Açúcares, gordurastotais, gorduras insaturadas e outros aditivos que vários alimentos têm, são prejudiciais para a saúde. E saber a sua quantidade além de quais são as substâncias que cada produto concentra, é fundamental para evitar consumir algo muito açucarado[2].

Estratégias para reduzir o consumo de açúcar, doces e fast food.

Uma das melhores maneiras de reduzir é eliminar bebidas açucaradas, como refrigerante, chá doce, limonada e similares. Quando se trata de alimentos açucarados óbvios, como os de padarias, sorvetes e outras guloseimas, seja seletivo e estratégico. Uma saída é classificar os desejos em uma escala de 0 a 5, com 0 sendo algo que não faz falta e 5 sendo um favorito impossível de viver sem. Se algo não for classificado como pelo menos 4, você provavelmente não se arrependerá de desistir[3].

Quando a base de sua dieta é alimentos integrais frescos e não processados, e menos do que você come vem em um pacote, você reduzirá automaticamente a ingestão de açúcar adicionado. E esta pode ser a mudança mais impactante que você vai fazer para sua energia diária e saúde geral[3].

Opções alternativas para saciar os desejos e manter uma alimentação saudável.

Fonte de gorduras boas, proteínas e fibras, as castanhas são opções saudáveis e que saciam. A vantagem é que elas podem ser consumidas in natura ou misturadas com frutas secas, para se "transformarem em docinhos". Experimente bater uma porção de tâmaras (ou ameixas) com coco ralado, nozes e uma colher de chá de cacau em pó até transformá-los em uma massa que pode ser modelada com as mãos. Faça bolinhas e passe no coco ou no cacau. Leia mais[4].

A constante vontade de comer doces é um desafio para muitas pessoas que desejam manter uma alimentação balanceada. Mas, o que não faltam são opções de alimentos saudáveis para contornar esses momentos de desejo incontrolável. É importante buscar essas alternativas, uma vez que o consumo excessivo de açúcar não faz bem para a saúde e ainda colabora para o ganho de peso[5].

Referências

  1. 5 passos para reduzir o consumo de açúcar na sua alimentação.https://drogariasantoremedio.com.br/reduzir-consumo-de-acucar-na-alimentacao/
  2. Açúcar: cuidado, você poder estar consumindo em excesso!.https://doutorjairo.uol.com.br/leia/acucar-cuidado-voce-poder-estar-consumindo-em-excesso/

Comentários